fbpx

Estudo de caso: perícia ambiental em corpo hídrico descaracterizado por canalização em zona urbana

Estudo de Caso: demarcação de Área de Preservação Permanente (APP)
18 de maio de 2020
Estudo de caso: Investigação de problemas causados devido o transporte atmosférico de material particulado.
18 de maio de 2020

Estudo de caso: perícia ambiental em corpo hídrico descaracterizado por canalização em zona urbana

Estudo de caso: perícia ambiental em corpo hídrico descaracterizado por canalização em zona urbana.

O histórico do caso mostrou que a obra foi realizada sem autorização do órgão competente, inclusive com o poder público fornecendo o material e a mão de obra para o serviço, que foi feito em terreno de particular, alegando que trazia transtornos.

O responsável pelo terreno firmou TAC com o Ministério Público que não foi cumprido. Após, instaurado inquérito civil para apuração dos fatos em que a justiça acatou as denúncias trazendo, na fase final do processo, a necessidade de perícia.

A perícia coletou provas na área do litígio, dados secundários, analisou a legislação e relatos testemunhais para tentar esclarecer os fatos.

Ficou provado evidente que a obra foi realizada no claro intuito de extinguir a APP em lote de terreno urbano para que esse pudesse receber edificações.

A legislação ambiental analisada também evidenciou que o tipo de canalização feita no corpo hídrico é prática vedada e somente o poder público poderia intervir de tal maneira justificando um bem comum.

Constatado o dano ambiental e a ilegalidade advinda das ações dos agentes, neste caso, do proprietário do terreno e o poder público de forma solidária.

Restou saber quais as sanções deveriam ser recomendadas para o juiz, uma vez que o perito não decide pelo magistrado, mas pode e deve indicar às recomendações, já que é ele o especialista.

Assim, o perito, geralmente terá uma questão fundamental para ser respondida no processo. Que neste caso era dar o parecer técnico sobre desfazimento ou não da obra.

E aí, o que você acha, na condição de perito, você recomendaria o desfazimento da obra? Quais seriam as suas justificativas técnicas para o arbitramento que você escolheria? Deixe nos comentários.

Continue nos acompanhando para mais informações!

Rafael de Souza Tímbola
Rafael de Souza Tímbola
Engenheiro Ambiental, Mestre e Doutor em Engenharia com período de aperfeiçoamento na UIC em Chicago-IL/US. É perito, consultor e professor de Engenharia Ambiental. Atua a 10 anos na área ambiental e possui experiência acadêmica internacional em Engenharia Geotécnica e Geoambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?