Curso de Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)
9ª Turma - VERSÃO 2.0

O CURSO PREPARA PARA ATUAR NO DIAGNÓSTICO DA DEGRADAÇÃO E NA TOMADA DE DECISÃO PARA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

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1.1 Apresentação
1.2 Conceitos básicos e definições
1.3 Legislação relacionada à recuperação de áreas degradadas
1.4 Lei 12.651/2012 e a recomposição de APP e Reserva legal
1.5 Programas de regularização ambiental dos estados
1.6 Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa – Decreto nº 8.972, de 23 de janeiro de 2017
1.7 Instrução normativa n. 4 do Ibama, de 13 de abril de 2011

2.1 Caracterização e avaliação do dano ambiental
2.2 Identificação da área degradada ou alterada
2.3 Principais fontes e causas da degradação ou alteração
2.4 Descrição da atividade causadora do impacto e dos efeitos causados ao ambiente
2.5 Meio físico – Solo, Relevo, Clima e Hidrografia
2.6 Meio biótico – Vegetação e Fauna
2.7 Meio socioeconômico
2.8 Caracterização de invasão biológica por espécies exóticas invasoras
2.9 Caracterização da paisagem

3.1 | Técnicas para áreas com potencial de regeneração natural
3.1.1 | Condução da regeneração natural
3.1.2 | Enriquecimento,
3.1.3 | Nucleação
3.1.3.1 | Plantio em núcleo
3.1.3.2 | Poleiros artificiais
3.1.3.3 | Transposição de galharia
3.2.3.4 | Transposição de banco de sementes

3.2 | Técnicas para áreas sem potencial de regeneração natural

3.2.1 | Plantio em área total
3.2.2 | Semeadura direta
3.2.3 | Transposição de solo superficial

3.3 | Transposição de feno em ecossistemas campestres

3.4 | Controle e estabilização da erosão do solo

3.5 | Técnicas de Engenharia natural

3.6 | Sistemas agroflorestais

3.7 | Preparo da área, procedimentos operacionais e manutenção
3.7.1 Potencial de regeneração natural
3.7.2 Condução da regeneração natural
3.7.3 Adensamento e enriquecimento

3.8 | O que é nucleação?
3.8.1 Nucleação – Plantio em núcleo
3.8.2 Nucleação – Poleiros artificiais, vivos e/ou secos
3.8.3 Nucleação – Transposição de galharia
3.8.4 Nucleação – Transposição de banco de sementes
3.8.5 Nucleação – Transposição de chuva de sementes

3.9 | Plantio de mudas em área total
3.10 | Semeadura direta
3.11 | Transposição de solo superficial
3.12 | Restauração de ecossistemas campestres
3.13 | Controle e estabilização da erosão do solo
3.14 | Técnicas de Engenharia natural
3.15 | Sistemas agroflorestais
3.16 | Preparo da área, procedimentos operacionais e manutenção

4.1 O que é avaliação e monitoramento
4.2 Qual referência usar?
4.3 Mensuração ou coleta de indicadores
4.4 Indicadores qualitativos e quantitativos
4.5 Indicadores avaliados na fase de implantação e em fases posteriores
4.6 Protocolo de monitoramento do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
4.7 Protocolos de monitoramento Estaduais – SP, RJ, DF, entre outros

5.1 Termo de Referência para a elaboração do PRAD
5.2 Estrutura para elaboração do PRAD
5.3 Definição dos objetivos do PRAD
5.4 Definição do cronograma físico-financeiro

METODOLOGIA E CRONOGRAMA​

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TODO O CONTEÚDO DO CURSO É FORNECIDO DE FORMA GRAVADA
+ 3 AULAS AULAS AO VIVO PARA TIRAR DÚVIDAS - HORÁRIA TOTAL 30H
AULAS AO VIVO DIAS 18/03 - 25/03 - 01/04 de março DE 2024 (sempre ás segundas-feiras)
Aulas ao vivo (zoom) à noite das 19 horas às 21 horas (Horário de Brasília)
IMPORTANTE!
Todas as aulas AO VIVO ficarão gravadas para você revê-las E TUDO FICARÁ DISPONÍVEL NA NOSSA PLATAFORMA DO CURSO!

CONHEÇA OS PROFESSORES

Dra. Bruna Balestrin Piaia | CREA-RS 250.389 Professora do Curso

Engenheira Florestal, Mestre e Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental pela UNINTER.

Bruna é profissional com expertise em recuperação e reabilitação de áreas degradadas com diversas pesquisas e serviços prestados.

Possui 11 anos de experiência em projetos ambientais, principalmente restauração ecológica e recuperação de áreas degradadas.

Atualmente é pós-doutoranda em Engenharia Agrícola pela UFSM e atua em consultoria ambiental.

Dr. Rafael Tímbola | CREA-SC 170456-0 Coordenador do Curso

Engenheiro Ambiental, Mestre e Doutor em Engenharia (SWE University of Illinois at Chicago – UIC).

Profissional com expertise em Investigação e remediação ambiental com diversas pesquisas e atividades técnicas na área de transporte de contaminantes e drenagem ácida de mineração.

Possui 13 anos de experiência na área ambiental com atuação em docência, consultoria, licenciamento, empreendedorismo, perícia e assistência técnica.

Atualmente é CEO da SANEAR AMBIENTAL ENGENHARIA E TREINAMENTOS LTDA.

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DÚVIDAS FREQUENTES

Capacitar o aluno para, a partir de uma atitude proativa, aprender a atuação profissional em Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O curso prepara o aluno para atuar no diagnóstico da degradação, tomada de decisão para elaboração e execução de projetos de recuperação de áreas degradadas.
O aluno será capacitado para realizar PRAD de danos ambientais:
– Mineração;
– Supressão de vegetação nativa;
– Queimadas;
– Erosão do solo;
– Entre outros.
Com carga horária de 30 horas, o conteúdo do curso contempla a formação do aluno nos aspectos legais, conceituais, técnicos e metodológicos da atividade executada por profissional da área de meio ambiente, estimulando o aprendizado através de estudos de casos, interações entre os alunos e simulações das principais atividades relacionados ao Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas.
18, 25/03 e 01/04 de 2024. DAS 19 ÀS 21 HORAS. HORÁRIO DE BRASÍLIA.
O curso é destinado a estudantes e profissionais que atuam ou pretendem atuar na área ambiental, como foco na proposição de metodologias e técnicas adequadas para reparação de danos ambientais. 
  • Consultores Ambientais;
  • Profissionais Autônomos;
  • Estudantes e Recém Formados;
  • Funcionários Públicos;
  • Funcionários Celetistas;
  • Profissionais diplomados e que atuam ou não na área ambiental;
  • Profissionais que atuam em Meio Ambiente;
  • Profissionais Aposentados;
  • Interessados em Perícia Ambiental.
Sim, o curso é reconhecido com amparo legal com base no Decreto Federal Nº 5.154/2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei Federal nº 9.394/1996, que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A LDB ainda em seu Artigo 7º diz que o ensino é livre à iniciativa privada, desde que atendidas as condições previstas na lei. Após a LDB os cursos livres passaram a integrar a modalidade de Educação Profissional.
Os cursos do O Perito Ambiental também possuem amparo na Constituição Federal (CF) em seu Artigo 205, que prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade. Tal prática é defendida também pelo Artigo 206 da CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”. 

O certificado é emitido de forma digital pela empresa do O Perito Ambiental (SANEAR Ambiental Engenharia e Treinamentos Ltda.), válido em todo território nacional e poderá ser utilizado no currículo profissional do aluno(a) como curso de aperfeiçoamento.

As aulas são ministradas em formato gravado e 100% on-line ao vivo via ZOOM. Os conteúdos são disponibilizados conforme o avanço do cronograma do curso. Lembre-se que todas as aulas ministradas ao vivo serão gravadas e ficarão disponíveis para o aluno na plataforma do curso.

  • Senso crítico para tomada de decisão na escolha de técnicas de recuperação;
  • Identificar para si o melhor ramo de atuação em PRAD;
  • Identificar, analisar e trabalhar com a legislação de PRAD;
  • Identificar, analisar e trabalhar com questões técnicas de PRAD;
  • Analisar os ritos, prazos e responsabilidades na elaboração e execução de PRAD;
  • Comunicação verbal, escrita e postura profissional do profissional atuante em PRAD;
  • Redação técnica e científica para o projeto de PRAD;
  • Trabalhar com casos que irão demandar PRAD.
  • 6 horas de aulas ao vivo em que você poderá tirar suas dúvidas;;
  • Acesso ao grupo de WhatsApp da turma;
  • Acesso ao contato de WhatsApp do Professor;
  • Acesso ao canal exclusivo no Telegram;
  • Auxílio vitalício de interpretação técnica de trabalhos relacionados ao PRAD;
  • Aulas extras com diversos profissionais de diferentes áreas de atuação do O Perito Ambiental.

1 – Cartão de Crédito todas as bandeiras:

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2 – Pagamento à vista via PIX

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